sábado, 30 de agosto de 2014

Gilmore Girls


Até que enfim, acabei! Mas não sei bem se devo comemorar, pois já estou sentindo falta.

Como já falei aqui, gosto de assistir séries que já terminaram, para não ficar no suspense do que vai acontecer na próxima temporada (as únicas atuais que assisto - no momento - são Grey´s Anatomy e Revenge). Assim, depois de mais de um ano, terminei de ver as 7 temporadas de Gilmore Girls.


Disse que não sei se devo comemorar pelo simples fato de ter me apaixonado pela série - pena que demorou quatro temporadas para engrenar. Demorei um ano ou mais para assistir as três primeiras temporadas, já que após assistir dois episódios já estava caindo de sono ou de saco cheio mesmo. Mas resolvi tomar vergonha na cara e - depois de uma longa pausa -voltei a assistir e me viciei. A quarta e quinta temporadas são maravilhosas. A trama fica mais envolvente e não dá vontade de parar.


Gilmore Girls é um série de comédia/drama, estrelada por Lauren Graham e Alexis Bledel. A série estreou em 5 de outubro de 2000 e terminou em 15 de Maio de 2007 na sua sétima temporada.

A série conta a história do cotidiano da mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore e sua filha Lorelai "Rory" Leigh Gilmore que vivem no pequeno povoado fictício de Stars Hollow, em Connecticut, pequena cidade com muitos personagens peculiares e localizada cerca de trinta minutos de Hartford. A série explora diversos assuntos como família, amizades, conflitos geracionais e classes sociais.


Gilmore Girls tem como características os diálogos rápidos com poucas pausas, as frequentes referências da cultura popular e política e comentários sociais, manifestado mais claramente no difícil relacionamento de Lorelai com seus pais de alta sociedade, Emily e Richard.


Entre tantos personagens, meus favoritos são Lorelai e Luke - dona da lanchonete da cidade. Mas na cidade também moram Sookie, melhor amiga de Lorelai, Jackson, seu marido, Lane, melhor amiga de Rory, Kirk, uma figura excêntrica, que é o faz tudo da cidade e responsável por cenas engraçadas, Taylor, o "prefeito", um chato de primeira, Miss Paty e Babette, as fofoqueiras, Michel, que trabalha no hotel com Lorelai e Sookie. Outros personagens também fazem participações em algumas temporadas, como os namorados de Rory, Dean, Jess e Logan, Paris, amiga de Rory e Christopher, pai de Rory.


Muitos episódios da série entraram para a história (pelo menos para mim), como quando o Luke se dá conta que gosta da Lorelai e começa a cortejá-la. Sim isso mesmo. Ele não fala que está a fim dela, mas dá sinais para que ela perceba. É muito bonitinho. Pena que a partir da quarta temporada, eles terminam e voltam várias vezes.


As festas da cidade também são muito legais e bizarras, sempre com um tema diferente e envolvendo muita confusão, assim como as reuniões com os moradores de Stars Hollow, para discutir assuntos cada vez mais estranhos, como os trovadores da cidade ou mudar os nomes das ruas.


Mas a cena que não consigo esquecer e chorei muito ao assistir ontem a noite, foi o antepenúltimo episódio da sétima temporada "Lorelai? Lorelai?", onde Lorelai canta no Karaokê a música " I will always love you". Assista o vídeo abaixo:


Mas acho que os roteiristas se perderam no final da sexta temporada e só começaram a consertar o erro na metade da sétima temporada, mas já era tarde de mais. Rory namorando um riquinho mimado, Lorelai e Christopher casando (e se separando - antes tarde do que nunca), Lane engravidando de gêmeos, acabaram as festas da cidade, os personagens secundários meio que desapareceram... as histórias envolventes estacionaram, assim como nas primeiras temporadas. Demorou para colocar tudo em ordem novamente, por isso, acho que deveria ter tido uma oitava temporada, para dar um final redondinho para esses personagens maravilhosos - alguns mega irritantes -, que davam vida para a série.

Assista a abertura da última temporada de Gilmore Girls:


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dica de Filme: Vivendo na Eternidade

A dica de filme dessa semana é uma mistura de drama, romance e fantasia para assistir na companhia do namorado (a), amigos (as) ou sozinho (a), com uma barra de chocolate ou um balde de pipoca.


Vivendo na Eternidade (Tuck Everlasting, EUA, 2002), é ambientado no início do século XX e protagonizado por Alexis Bledel (Gilmore Girls - assunto do meu próximo post) e Jonathan Jackson.




Alexis é Winnie Foster, uma jovem de 15 anos de classe alta, proibida por seus pais de se misturar com outras pessoas que não estejam no mesmo patamar social que o deles. Porém, ao entrar na floresta que cerca sua casa, vê Jesse Tuck (Jonathan Jackson), um jovem de idade próxima a sua, bebendo da nascente de uma fonte. Ao se aproximar para beber a água, ele a impede. O que Winnie não sabe, é que a fonte é mágica e a família de Jesse a protege, para que ninguém beba daquela água e tenha o mesmo destino deles: a imortalidade.



Um filme como só a Disney sabe fazer e que vale a pena conferir.

Assista ao trailer do filme:


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Caso Kliemann – A História de uma tragédia

A dica de hoje é de leitura. Gosto muito de livros de romance, daqueles bem “água com açúcar”, mas também me interesso muito por história. Mesmo não sendo grande fã de literatura nacional, dois livros me prenderam totalmente a atenção.

O primeiro foi “A Casa das Sete Mulheres”, da gaúcha Letícia Wierzchowski. O segundo, que é a minha dica de hoje, foi publicado em 2010 pelo jornalista gaúcho Celito De Grandi: “Caso Kliemann – A História de uma tragédia”. O livro conta a história da tragédia que atingiu a família Kliemann no ano de 1962, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.


O casal Euclydes e Margit Kliemann, natural da cidade de Santa Cruz do Sul (156 km de Porto Alegre), se mudou com as três filhas para a capital gaúcha quando ele foi eleito deputado estadual.

Em 20 de junho de 1962 – dia do aniversário de casamento do casal – Margit é morta dentro de casa. Os jornais que circulavam na época deram enorme destaque ao caso, porém, até hoje o mistério permanece.

Na época, a polícia teve alguns suspeitos, mas o principal foi o próprio marido, que muitos consideravam inocente. Ao ler o livro, o leitor chega em outra conclusão. De Granti não acusa ninguém, mas, durante sua narrativa, é possível chegar ao assassino de Margit - mas ninguém nunca provou nada.



Passado pouco mais de um ano da morte da Sra. Kliemann, de volta a cidade de Santa Cruz do Sul, Euclydes também é morto, durante uma entrevista na rádio da cidade. O crime ocorreu durante a transmissão de uma entrevista e ouvido ao vivo por centenas de pessoas. O autor dos disparos, um inimigo político, foi preso, julgado e condenado há alguns anos de prisão.

No livro, Celito, que na época era um jovem repórter e fez coberturas jornalísticas sobre o caso, contou com os testemunhos das filhas do casal – que, pela primeira vez concordaram em contar o que recordavam da ocasião – delegados, jornalistas, amigos, e todos que acompanharam de perto essa história. Também há fotos da época, recortes de jornais e narrativas sobre a vida da família.

Uma leitura envolvente em uma história que mescla suspense, romance, política e drama.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Diabo Veste Prada e A Vinçança também



Em 2012 falei aqui no blog sobre os livros da escritora Lauren Weisberger. Ela tem cinco livros publicados, sendo o último A Vingança Veste Prada, continuação do super conhecido O Diabo Veste Prada, que ficou famoso ao ser adaptado para o cinema, tendo como protagonistas Anne Hathaway e Meryl Streep (indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme).



Então, quando saiu a continuação do livro, decidi comprá-lo e os dois ficaram durante muito tempo na minha prateleira esperando para serem lidos. Como não gostei muito do filme, enrolei muito tempo para pegar o primeiro. GRANDE ERRO. OS LIVROS SÃO MARAVILHOSOS!!

Já devia ter imaginado, pois todos os outros livros da autora - Todo mundo que vale a pena conhecer, À Caça de Harry Winston e Uma Noite no Chateau Marmont - são ótimos.


A história de O Diabo Veste Prada todo mundo deve conhecer - Andrea Sachs, uma garota do interior recém-saída da faculdade, consegue o emprego que seria o sonho de consumo de milhões de mulheres: é contratada como assistente de Miranda Priestly, lendária editora da revista Runway. Mas é aí que começa seu real pesadelo, pois sua chefe é um verdadeiro demônio. Além de fazer toda a sociedade nova-iorquina temê-la por seu poder de erguer ou destruir uma carreira, transforma a vida de seus subordinados em um verdadeiro inferno - 24 horas por dia.


Já A Vingança Veste Prada se passa dez anos após a história original, Andrea e Emily - sim, ela mesma, antiga colega de Andrea e assistente pessoal de Miranda - são sócias e possuem uma revista de casamentos, Andrea é casada e tem uma filha, mas alguma coisa não anda bem nesse conto de fadas: o marido e a amiga estão estranhos, Miranda volta para a vida de Andy de um jeito que ninguém nunca pensou que fosse acontecer, assim como Alex, o ex-namorado, que terminou com Andy no primeiro livro (eu fiquei super chateada quando eles terminaram. Torcia muito por uma reconciliação.)

Assim, aconselho a todos que tiverem a oportunidade de ler os dois livros, leiam. Uma leitura viciante"

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dica de Livro: Menina de 20



Muita gente já deve ter ouvido sobre Becky Bloom. São seis livros (que ainda não consegui ler) e o filme “Os Delírios de Consumo de Becky Blomm”, que juntaram os dois primeiros livros para o enredo do filme (eu sei porque li somente o segundo livro :P).

Bom, hoje vou falar sobre um dos livros da autora da série, Sophie Kinsella (pseudônimo de Madeleine Wickham, que também tem livros publicados em seu nome – eu li um e não gostei).

“Menina de 20” é um livro leve, engraçado, muito divertido e recomendado para todas as idades. Na história, Lara passa a ser “assombrada” pelo espírito da sua tia-avó Sadie e acaba se envolvendo em diversas confusões para descobrir onde foi parar o colar de Sadie – o último pedido do espírito.


Sinopse: “O espírito da tia-avó de Lara Lington, que foi uma jovem dançarina de Charleston com ideias avançadas sobre moda e amor, aparece misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com "probleminhas" do dia a dia: a sócia fugiu para Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem "perfeito". Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade”.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Livro: Um Lugar Para Ficar - Deb Caletti


Essa semana li o livro Um Lugar Para Ficar, da autora Deb Caletti - ela tem 12 livros publicados, mas pelo que pesquisei, somente dois foram traduzidos para o português.

A história é muito boa, a narrativa se desenrola entre o passado e o presente, com a protagonista contando sua história, quando se envolveu em um romance intenso, obsessivo, e que ao fugir com o pai para uma cidade litorânea, acaba descobrindo mais do que imagina existir sobre o seu passado.

Nas 272 páginas, descobrimos como iniciou o romance, o motivo da "fuga" de pai e filha, e conhecemos personagens simples, que levam a vida numa boa, sem preocupações, além de lendas da cidade e segredos das pessoas. A história não é só sobre Clara, ou Christian, mas também sobre essas pessoas que fazem parte da vida deles e que tornam essas vidas mais reais.

Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante.