terça-feira, 12 de abril de 2011

Nicholas Sparks



Não conhecia as obras do Nicholas Sparks, mas depois do primeiro livro, me apaixonei!!

Tenho três livros do autor - A Última Música, Querido John e Diário de uma Paixão - e os filmes respectivos.

O primeiro que eu li foi Querido John, que já citei em um dos posts do blog. Amei o livro! Devorei cada capítulo... uma história envolvente, que em nada tem a ver com o filme. Eu tenho, como já falei, um grave problema com as adaptações, são pouquíssimos filmes que eu gosto, e principalmente que não me decepciono com o que vejo na telinha. E mesmo quando gosto, são raros os que eu não tenho críticas a fazer.

Sobre o Querido John, não gostei como a forma que os roteiristas retrataram o livro no filme. O Tim não era viúvo, e muito menos pai do Alan, seu irmão no livro. E ele também não morreu para deixar o caminho livre para que Savannah e John ficassem juntos, como ocorre no final do filme. Sei que tem um jogo de marketing, aí, mas puxa! Se o autor do livro achou que eles não deveriam ficar juntos, deveria ter continuado assim.

O livro também retrata muito bem como era a relação do casal principal, a vida deles quando estavam juntos, e quando estavam separados, o que o filme nem sequer faz menção de contar. Quem não leu o livro, deve até ter gostado do filme, mas também pode não ter entendido certas coisas e até ter se perdido em partes da história.

A Última Música é um livro lindo e o filme não deixou por menos. Gostei muito. Mas como eu já disse sobre as minhas críticas, acho que faltou alguns detalhes que deixaram a desejar. Entendo que o filme tem tempo e que nem tudo pode ser mostrado, mas fica faltando aquela coisinha... Uma cena que poderia ter sido feita é onde mostra como era a relação da Ronnie com a sua "amiga" Blaze, ou com o Will. Pois ficam lacunas na história, e como na maioria das adaptações, são juntados capítulos diferentes, dias e ações diferentes, em uma mesma cena do filme.

O Diário de uma Paixão foi uma das poucas exceções, no qual vi primeiro o filme e muito tempo depois li o livro, que nem sabia que existia na época que assisti o filme, que por sinal, é lindo! Amei os dois. E mesmo tendo lido o livro depois de conhecer a história, não me decepcionei (!!!) com o filme, que foi muito bem retratado. A única diferença é a ordem cronológica do filme e do livro, no livro as lembranças ficaram mais soltas que no filme. Mas a adaptação foi perfeita! Sem nenhuma reclamação!!!!!!!

** Agora vou dar um tempo as adaptações e no próximo post vou contar sobre algum dos livros que eu li nas férias!!

Beijoosssss


Nenhum comentário:

Postar um comentário